segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Os mistérios do corpo feminino, ou as descobertas do clítoris?
Em algumas culturas as mulheres que têm grandes lábios vaginais bem como um grande clítoris, são consideradas extremamente desejadas. Na nossa cultura ocidental, o desejo pelas diferentes partes e tamanhos do corpo varia de lugar para lugar.
Nos Estados Unidos, por exemplo, mulheres com seios grandes, são as mais desejadas.
Existem, na literatura científica, diversas discussões sobre o tamanho do clítoris e partes da vagina. Alguns estudos, como o de Thomas W. Laqueur, Ivonne Knibiehler/Catherine Fouquet e Jean-Louis Flandrin trazem inquietantes informações a respeito das interpretações médicas do corpo feminino. O primeiro autor, por exemplo, explica que, a partir do final do século 18, os doutores mudaram radicalmente os parâmetros para pensar o corpo e a sexualidade feminina, o que levou a uma profunda dessexualização da mulher, ou para recorrer a Foucault, a uma patologização do seu corpo. Segundo ele, a partir do final do século 18, emerge uma nova conceptualização do orgasmo feminino, o qual deixa de ser relevante para a geração, como fora anteriormente a ciência médica das Luzes, assim os textos renascentistas, em que o clítoris é concebido como um órgão que faz o prazer das mulheres e sem o qual elas "não teriam desejo, nem prazer e nem nunca poderiam conceber" tornam-se superados.
É de se notar, portanto, que a maneira pela qual o corpo é lido e explicado, mesmo que cientificamente, varia em cada época, tanto segundo as representações,
Corporais produzidas, quanto segundo os interesses políticos e ideológicos dominantes. Como diz Laqueur, "a história do clítoris é parte da história da diferença sexual e da socialização dos prazeres do corpo. Como a da masturbação, trata tanto de questões sociais, como de sexo."
Seguramente uma análise psicó-sexológica levar-nos-ia um pouco mais longe nessas considerações a respeito do corpo e das suas racionalidades, ou das manipulações
Culturais do desejo em cada momento e em cada sociedade.
Etiquetas:
clítoris,
dessexualização,
lábios vaginais,
sexualidade,
vagina
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário